A cidade do Rio de Janeiro, é uma cidade generosamente abençoada pela geografia e pelo clima, com quilômetros de montanhas à beira-mar.
Ela é bem vista pelos estrangeiros, devido aos seus diversos pontos turísticos e atrações. As mais citadas fora e dentro do país, são:
- Parque Lage;
- Pão de Açúcar;
- Cristo Redentor;
- Jardim Botânico;
- Porto Maravilha;
- Confeitaria Colombo.
Essa diversidade de entretenimentos, é ecoada em uma população descendente de indígenas, europeus, asiáticos e africanos.
O resultado dessa diversidade é uma cidade com movimento o ano inteiro. Vamos conhecer com mais detalhes o por quê que a cidade recebe tantos turistas?
As praias
O maior trunfo do Rio são seus quilômetros de areia dourada. As praias são lugares tanto para se socializar, quanto para tomar um banho de sol.
A praia de Copacabana por exemplo, é ideal para famílias. A área de surf da praia de Arpoador ou a famosa praia de Ipanema, já são ótimas para quem gosta de animação.
O bacana nas praias é que ao esquecer de itens ou acessórios, um exército de comerciantes podem nos salvar.
São vendidos lanches, roupas de banho, cerveja gelada, chapéus de panamá, comidas e até ray-bans.
Monumentos e museus
Ao se dirigir ao centro da cidade, é possível descobrir muita energia, arte e história.
Edifícios públicos opulentos e fachadas de lojas desbotadas em tons pasteis, são encontradas ao lado de obras-primas modernas.
Vale muito a pena passear pelas ruas de paralelepípedos e visitar qualquer igreja colonial para observar seus interiores.
Caso seja fascinado por museus, não deixe de visitar:
- Museu do Amanhã;
- Museu Light da Energia;
- Museu Histórico Nacional;
- Museu Nacional de Belas Artes;
- Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O Museu do Amanhã por exemplo, é repleto de exposições digitais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.
A entrada é de R$ 20 ou gratuita em terças-feiras. A visita é muito especial, pois particularmente falando, você entra no museu uma pessoa e sai outra.
As perspectivas no alto
Já pensou em visualizar todos os morros e praias do Rio dentro de um helicóptero?
A Vertical Rio oferece voos turísticos de meia hora que são memoráveis, pelo fato de seus helicópteros não possuírem portas.
Faça o passeio ao longo da costa e acima do Cristo Redentor para uma épica selfie (vai ser uma boa foto para o Instagram).
Onde ficar?
Se você está procurando um novato e chique hotel para ficar, recomendo o Janeiro Hotel, localizado no sofisticado Leblon.
O hotel possui 56 quartos com vista para o mar, todos luminosos e lindamente decorados com uma estética que combina com a inclinação tipicamente tropical.
Obras de linhas limpas, madeira clara, travertino, linho e palmeiras, fazem com que se sinta extremamente elegante (além de um bar na cobertura e uma piscina com raia exclusiva).
Perfeitamente posicionado no outro extremo de Ipanema está o Hotel Arpoador, que reabriu em janeiro de 2019 com um novo visual.
Seus 49 quartos compactos têm toques náuticos de bom gosto e vêm decorados com uma paleta simples de branco e azul-oceano.
Onde comer?
Vale a pena ir ao centro para saborear os quitutes da Confeitaria Colombo, uma confeitaria que está em funcionamento desde 1894.
Seus grandiosos interiores Art Nouveau, piso frio e teto de vitral, criam um ambiente elegante para se deliciar doces, bolos e tortas.
Mas se você prefere o sabor salgado, fique tranquilo, pois também há sanduíches, saladas e bolinhos para serem experimentados.
Comer no Rio não é barato, o Filé do Lira é famoso pelos pratos tradicionais e grandes.
Caso tenha interesse de visitar, escolha um prato de carne brasileira servida com arroz, feijão e banana da terra.
No título, eu fiz a menção de contraste da cidade, e deixei para comentar sobre aqui no final.
A minha visita na cidade foi realmente muito especial, pois a partir dela, eu meditei sobre a cultura e história do Brasil.
Quando falo “contraste”, quero me referir a diferença que os meus olhos viram ao se deparar com a pobreza da cidade de um lado e riqueza de outro.
É um pouco triste ver de perto a realidade do país em relação a diferença econômica que se passa, mas ao mesmo tempo interessante, necessária.
A viagem do Rio é indicada não somente por sua beleza e variedade de atrações, como também, pela sua realidade econômica contada.