O mundo vive uma epidemia de sono: cada vez menos pessoas são capazes de ter noites de sono reparadoras e profundas.
Isto traz inúmeros problemas a longo prazo. Nota-se pessoas cada vez mais desgastadas, estressadas e fragilizadas. Graças aos recentes avanços, há uma solução barata, eficaz e que normalmente consegue normalizar esses sintomas:
A melatonina, chamada de hormônio do sono, liberada pela glândula pineal no cérebro humano, já está disponível em cápsulas e até mesmo em soluções sublinguais.
Seu uso traz inúmeros benefícios, vejamos em detalhes logo abaixo.
Disponibilidade e modos de uso
Como já introduzido, pode-se encontrar este hormônio em diversas formas de utilização. Vejamos os prós e contras de cada uma destas formas:
- Melatonina sublingual: forma muito utilizada, é a que possui absorção mais rápida de todas. Basta colocar a fita ou cápsula debaixo da língua e esperar que a mesma se dissolva.
- Em cápsulas orais: também de alta encontrabilidade, a forma de uso oral da melatonina é uma das mais fáceis. Basta engolir uma cápsula com água e esperar que seus efeitos apareçam.
- Em forma nasal: há também a forma nasal deste hormônio. Basta que se borrife uma ou duas vezes no nariz para que seus efeitos sejam notados com altíssima velocidade.
A escolha da forma de uso é muito pessoal. Caso você precise de efeitos mais velozes, opte por nasal ou sublingual. Caso você deseje uma liberação sustentada durante a noite, opte pelas cápsulas.
Benefícios imediatos
Quando se inicia o uso de melatonina nota-se alguns benefícios bem imediatos, como:
- Maior facilidade para induzir o sono;
- Sono mais profundo e recuperador;
- Menor quantidade de despertares durante a noite.
Tudo isso é bem rápido para acontecer, acorda-se com maior disposição, etc.
Benefícios a longo prazo
Os benefícios a longo prazo levam algumas semanas para se mostrarem, no entanto, quando o fazem, nota-se uma melhora significativa na qualidade de vida, veja:
- Maior disposição: por regular o ciclo circadiano você terá mais sono a noite e muita disposição pela manhã e ao decorrer do dia;
- Menos fome: por ajudar a regular inúmeros processos metabólicos, melhora-se a utilização de nutrientes pelo corpo;
- Alívio em sintomas depressivos: relata-se por muitas pessoas melhoras em quadros depressivos com o uso diário de melatonina.
Como é possível ver, há uma ação sistêmica na melatonina, mas isto pode levar de 2 a 6 semanas para mostrar todos os seus benefícios.
Como tomar e dosagens
Indubitavelmente, a melhor forma de tomar melatonina é logo antes de dormir, não importando se a mesma é sublingual, intranasal ou em cápsulas para ingestão.
As dosagens podem variar desde 300mcg até 5g diárias. Recomenda-se iniciar com uma dose de 3mg e variar um pouco diariamente para encontrar a dose ideal desta suplementação.
Onde comprar
Você pode optar por comprar melatonina em sites de suplementos importados e também em farmácias de manipulação no Brasil.
Minha recomendação pessoal é que se utilize as farmácias de manipulação nacionais: além de terem um preço mais baixo, a procedência é 100% garantida.
Os preços variam de acordo com a concentração e dosagens, mas normalmente têm baixo custo.